VISITAS TÉCNICAS
Saídas: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

 

Visita Técnica 1: Parque Estadual Matas do Segredo      
15/09  O Parque Estadual Matas do Segredo – PEMS é uma unidade de conservação de proteção integral situada em pleno perímetro urbano. Seus 177 hectares abrigam espécies de fauna e flora do Cerrado e mais de 30 vertentes que se juntam para formar o Córrego Segredo, importante curso d’água que envolve a área urbanizada de Campo Grande. As visitas serão guiadas pelos guarda-parques. A gestora do parque é Katiuscia Balbuena.
Horários: 8h – 9h Duração: 40 a 50 minutos Vagas: 20

 

Visita Técnica 2: Parque Estadual do Prosa      
16/09  O Parque Estadual do Prosa – PEP, com seus 135,25 hectares é uma unidade de conservação de proteção integral. Um dos últimos remanescentes de cerrado em pleno perímetro urbano, abrange espécies regionais da fauna e da flora ameaçadas de extinção. É a micro-bacia mais urbanizada de Campo Grande. O PEP é um importante refúgio da vida silvestre, onde é possível encontrar espécies de mamíferos, aves e répteis. Predominam as formações de Cerradão, Cerrado e Mata Ciliar, com sua cobertura vegetal secundária em estado avançado de regeneração. As visitas serão guiadas pelos guarda-parques. A gestora do parque é Katiuscia Balbuena.
Horários: 8h – 9h – 10h Duração: 40 a 50 minutos Vagas: 15

 

Visita Técnica 3: Reserva Biológica RPPN-UFMS      
15/09  O campus central da UFMS está situado na bacia do Bandeira. Tem uma configuração especial, contornando uma Unidade de Conservação de uso Sustentável com vegetação de cerrado e de áreas úmidas. A visita vai explorar também a arborização de acompanhamento viário e alguns fragmentos dentro da parte urbanizada do campus. Será recepcionada pela Pró-Reitoria de Administração, Programa “UFMS Sustentável” e guiada pelo prof dr Flavio Macedo Alves e Me Jackeline Zani.
Horários: 8h  Duração: 2 horas Vagas: 30

 

Visita Técnica 4: Tour das Árvores      
15/09 – 16/09 Campo Grande é a única capital brasileira considerada como uma das tree cities of the world, compondo a rede inaugural estabelecida pela Arbor Day Foundation. É tradicionalmente conhecida pela sua exuberante arborização, composta por emblemáticos exemplares arbóreos. O Tour das Árvores resgata a história de alguns lugares ou alguns desses indivíduos. A visita será guiada pela Eng. Agronôma Cleonice Zanella.
Horários: 8h  Duração: 2 horas Vagas: 30

 

Visita Técnica 5: Projeto Floresta das Águas – ECOPLANTAR       
16/09 O programa Floresta das Águas tem como objetivo a restauração ecológica da Área de Preservação Permanente às margens do Córrego Segredo na Cidade de Campo Grande. É desenvolvido pelo Projeto ECOPLANTAR e conta com o apoio da SEMADUR, figurando como um exemplo de sucesso de parceria entre as iniciativas privada e pública. A visita vai ter foco nas práticas e nos resultados já obtidos, será guiada pelo coordenador do Projeto ECOPLANTAR, Marcos Eduardo Bergoli Kirt e pela Bióloga Dra. Silvia Rahe Pereira.
Horários: 8h  Duração: 2 horas Vagas: 30