A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) convidam os profissionais que atuam em atividades vinculadas à arborização urbana de instituições públicas e privadas, instituições de pesquisa e ensino, empresas de planejamento, serviços, consultorias, estudantes e interessados a submeterem propostas de trabalhos ao XXIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e o III Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana (CIAU), que serão realizados de 11 a 17 de Setembro de 2021 na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Somente serão aceitos trabalhos originais e inéditos alinhados com um dos eixos temáticos que compõem os debates dos XXIV CBAU e III CIAU. A escolha do eixo temático ficará à critério do(s) autor(es) e deverá ser realizada durante a submissão da proposta de trabalho.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

– Eixo 1: Biodiversidade e  fomento  da arborização
A qualidade da arborização na cidade depende do repertório vegetal disponível e da ação de quem planeja e implanta.  Este eixo pretende desenvolver as conexões permitidas pela presença da floresta urbana em busca da biodiversidade necessária à saúde das cidades
– Eixo 2: Gestões criativas da biodiversidade na cidade
Implantar, monitorar, estruturar os programas e ações de arborização,  mantendo sintonia entre órgãos, secretarias e equipes, quaisquer que sejam as molduras administrativas. Plantio, acompanhamento, poda, compatibilização com as infra-estruturas e resiliência urbana
– Eixo 3: Sociobiodiversidade da paisagem no planejamento urbano
A natureza está presente nas cidades em configurações, desenhos e graus diversos. As estruturas humanas consolidadas por leis e planos locais e regionais podem intensificar a presença das árvores no meio urbano e contribuir para cidades saudáveis
– Eixo 4: Pesquisa e Tecnologia de Inovação para a biodiversidade na arborização urbana
Bases cientificas para criar, proteger a gerir a floresta urbana. Relação universidade/centros de pesquisa e sociedade; ciência aplicada; soluções baseadas na natureza (Nature based solutions); inovação nas abordagens, métodos e técnicas para conhecer, incrementar e proteger a biodiversidade na floresta urbana e incrementar suas conexões com o suporte físico
– Eixo 5: Educação para a Sociobiodiversidade
Este eixo pretende abordar a natureza na cidade e a natureza da cidade. Como as comunidades podem ser beneficiadas pela biodiversidade? Como as árvores podem incrementar a vida em comum? Quais estratégias podem conscientizar sobre a importância do convívio entre pessoas e floresta urbana?

.

A proposta de trabalho poderá ser apresentada na forma de resumo expandido ou trabalho completo.

Os resumos expandidos irão compor os Anais do Congresso, enquanto que os trabalhos completos serão publicados em números especiais dos Periódicos (1) Brazilian Journal of Ecology, (2) Periódico Científico Cidades Verdes, (3) Gestão Ambiental e Sustentabilidade, ou (4) Revista Interações (Campo Grande), sobre o XXIV CBAU e o III CIAU.

Consulte as Instruções aos autores para mais informações.

 

Prazo final para submissão das propostas de trabalho: 31 maio de 2021

Resultado dos resumos expandidos aprovados: 02 de agosto de 2021

Resultado dos artigos completos aprovados: 01 setembro de 2021


DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Endereço eletrônico: trabalhoscbau2021@gmail.com

ARTIGOS CIENTÍFICOS

O XXIV Congresso Brasileiro e III Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana receberão trabalhos em forma de artigos completos que serão publicados em números especiais das seguintes revistas científicas:

Acesse o link abaixo de cada periódico para ver o seu escopo

Os números especiais serão lançados no Congresso. Para submeter o seu artigo nos periódicos acima é necessário estar inscrito no XXIV CBAU e III CIAU.

instruções aos autores
Baixe o modelo de Banner
Baixe modelo resumo expandido