19 de setembro – Segunda-feira – Monday
Horário Título Local
07:30 às 11:30 Minicurso 1 – Manejo de Vegetação: do licenciamento à execução
Facilitador: Andre Puente e Marcio Del Pino
Licenciamento; Laudos – tópicos – ABNT 16.246-3 Avaliação de árvores risco; Árvores na construção civil; Execução/ Manejo- ABNT 16246-1 de poda.
Bloco multiuso sala 1
07:30 às 11:30 Minicurso 2 – Melhores Práticas no Manejo da Arborização Urbana
Facilitador: Ricardo Martins
Conceitos básicos paisagismo, arborização e as florestas urbanas, biomas e ecossistemas; vegetação e benefícios; aspectos botânicos, ecológicos, edáficos; viveiro de plantas; abordagem do planejamento, plantio e a manutenção na arborização urbana; manejo aplicado (árvores de risco, medidas preventivas, corretivas, revisões necessárias, poda e supressão); aplicações práticas; equipamentos, utensílios e ferramentas utilizadas na arboricultura.
Bloco multiuso sala 2
07:30 às 11:30 Minicurso 3 – Observação de Aves e as Árvores: Quais Associações Possíveis?
Facilitadores: Simone Mamede e Maristela Benites
Campo Grande é considerada uma das capitais mais arborizadas e tb considerada “a capital da observação de aves”. Entre os 30 “hotspots que abriga, o curso vai abordar a técnica de observação de aves e a importância para a pesquisa de indicadores de biodiversidade
Campo
07:30 às 11:30 Minicurso 4 – Eu me formei! Quero ser arborista! E agora? Carreiras profissionais dentro do arbonegócio – Parte I
Facilitador: Charles Coelho e Paulo Garbugio
O desafio do empreendedorismo e inovação na arborização: Como começar? Por onde? Devo arriscar? Público alvo: Estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação em andamento ou fase de conclusão do curso, e, recém formados.
*A comunidade da UFMS receberá 15 vagas grátis: após se inscrever envie e-mail para adriana.takahasi@ufms.br, preencha o campo ‘assunto’, com “minicurso 4”
Bloco multiuso sala 3
07:30 às 11:30 Minicurso 5 – Por dentro do Exame Internacional de Certificação para Arboristas
Facilitador: Luiz Octavio Pedreira
Apresentação dos exames de Certificação em Arborista, Arborista Municipal, Arborista Especialista em Redes Aéreas, Arborista Mestre Certificado, Trabalhador em Árvores Especialista em Escalada em Árvores,  Trabalhador em Árvores Especialista em Cesto Aéreo, além da Qualificação em  Avaliação de Risco de Árvores da Sociedade Internacional de Arboricultura.
Bloco multiuso sala 4
07:30 às 11:30 Minicurso 6 – Campo – Técnicas Verticais para Avaliação de Árvores de Risco
Facilitador: Flavio Mendes (Jardim Arte-SC) e Gustavo Henrique Lopes Garcia (Tree Way-SP)
Neste curso serão apresentadas as principais técnicas utilizadas por arboristas para acesso à copa de árvores com aplicação voltada para a inspeção de galhos, tronco e forquilhas.
Bloco multiuso sala 5 e Campo
20 de setembro – Terça-feira – Thursday
Horário Título Local
07:30 às 11:30 Minicurso 4 – Eu me formei! Quero ser arborista! E agora? Carreiras profissionais dentro do arbonegócio – Parte II Auditório da Arquitetura
07:30 às 11:30 Minicurso 7 – Gestão Digital da Arborização Urbana
Facilitador: Marcelo Machado Leão
Ferramentas tecnológicas que contemplam o uso de inteligência artificial, automatizações da coleta e processamento de dados, destinadas a gestão da arborização urbana
Bloco multiuso sala 1
07:30 às 11:30 Minicurso 8 – Avaliação de Árvores de Risco
Facilitadores: Sergio Brazolin (IPT-SP) e Tania Castroviejo (PD Instrumentos-SP)
Este minicurso tem por objetivo discutir os fatores bióticos, intrínsecos ao ser vivo árvores e ambientais, como o vento e chuvas, pragas e doenças, assim como, os fatores antrópicos de manejo e planejamento que se relacionam à queda de árvores na condição urbana. Serão introduzidos os conceitos de biomecânica na análise de risco e o uso de tecnologias não destrutivas para aprimorar o diagnóstico e a tomada de decisão para o manejo.
Bloco multiuso sala 2
07:30 às 11:30 Minicurso 9 – Manejando Árvores em Construções e Canteiros de Obra (aplicação da ABNT NBR 16246)
Facilitador: Luiz Octavio Pedreira
Apresentação da ABNT NBR 16246-4 Florestas Urbanas — Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas. Parte 4: Manejo de Árvores em Obras, descrevendo as técnicas adequadas para manejo das árvores durante o planejamento e a execução de obras de parcelamento de terrenos e construção
Bloco multiuso sala 3
07:30 às 11:30 Minicurso 10 – Projeto de Arborização urbana Sustentável
Facilitador: Alexandre de Moraes
Aplicação dos princípios e práticas de sustentabilidade no projeto e execução da arborização urbana: arquitetura, biodiversidade e função social das espécies; plantio e condução natural, aproveitamento de frutos e biomassa.
Bloco multiuso sala 4
07:30 às 11:30 Minicurso 11 – Projeto de Paisagismo do Lugar
Facilitador: Alfredo Horácio Benassi
Fornece uma visão geral do projeto paisagístico, que representa o habitat residencial na escala do bairro urbano. Faz parte do próximo trabalho editorial de acesso livre: Iniciação ao Projeto ABC LANDSCAPING e ATENEO PROGRAMADO DE EXPRESSÃO DE PAISAGENS, UNLP EDULP Chair Book Collection Edição 2022/23. Reconhecendo que a disciplina da paisagem acelerou um salto de escala nas práticas paisagísticas do projeto multiescalar de infraestrutura verde territorial. Focado em interpretar a paisagem como entidade fundamental, os modelos, estratégias e ferramentas como operadores do projeto. Portanto, métodos são usados ​​para abordar o problema da paisagem por meio de variáveis ​​e unidades escalares de paisagem como propósito. A chave para este panorama é a permanente mudança e transformação que o trabalho vivo da paisagem possui. Este minicurso busca propor e pensar a práxis desses desafios e a busca pela natureza que podemos integrar e cultivar em nossas cidades pós-industriais.
Bloco multiuso sala 5